11 Dicas para Decorar Apartamentos Pequenos

O post de hoje promete ajudar você que mora em um apartamento pequeno e quer transforma-lo em um cantinho charmoso, confortável, com a sua cara, mas de maneira eficiente, claro, afinal não tem “espaço a perder”!

No tempo dos nossos avós a vida em uma casa ampla era bem comum, mas com as grandes metrópoles e o alto custo das construções, os espaços acabaram ficando cada vez menores. Apartamentos pequenos estão cada vez mais comuns – todos os meses construtoras lançam apartamentos entre 30 e 60 metros quadrados – são medidas bem reduzidas, mas devido a alta demanda no mercado por localizações em grandes cidades e o sonho de muitos pelo primeiro imóvel, a venda de imóveis pequenos cresce a cada dia, e só nos resta nos adaptarmos à essa realidade.

Pra início de conversa, fique tranquila! Você não está sozinha nesse barco. A boa notícia, é que apesar de quanto menor o apartamento maior o desafio, com as dicas certas, seu apê pode parecer maior, mais funcional e muito mais aconchegante!! Anoite aí: o primeiro item é Planejamento!

Aproveite as dicas desse artigo e pegue o bloquinho porque aí vem algumas sugestões!!

Vamos às dicas:

1 – Use e abuse das cores claras. Elas dão sensação de amplitude e deixam os ambientes maiores. Isso não significa, no entanto, que você não possa usar tons mais fortes ou escuros. Uma boa ideia é usá-los em móveis menores ou objetos como almofadas ou quadros, por exemplo. Outra sugestão bacana é eleger uma das paredes de um ambiente para pintá-la com uma cor mais viva.

imagem-i

 

2 – Escolha peças visualmente leves, por exemplo, tampos de vidro, espelhos, transparências e acrílicos são aliados dos pequenos espaços. Persianas costumam cair melhor do que cortinas de tecido, porque não produzem excessos. Deixe a luz passar pelas superfícies e o ambiente parecerá maior. O oposto – móveis pesados, escuros ou cheios de adornos – devem ficar para uma próxima casa.

3 – Usar espelhos na decoração é um truque clássico, pois ampliamos visualmente os espaços. Em uma parede inteira, na vertical ou na horizontal, eles têm o poder de praticamente dobrar a profundidade de um ambiente. Nada impede, no entanto, que você use pequenos espelhos em conjunto. Eles conferem leveza e suavidade ao espaço.

decor-ii

decor-iii

3 – Quem mora em apê pequeno deve procurar por móveis multiuso! Sofás que viram camas, mesinhas laterais que se tornam mesas de jantar ou banquetas, estantes que dividem ambientes e escadas com gavetas são alguns exemplos! Dessa forma ocupamos o ambiente com móveis 2 ou 3-em-1 ganhando mais função e ocupando menos espaço!

4 – A tecnologia vai te ajudar muito! Opte por eletrodomésticos e eletroeletrônicos compactos sempre. Por exemplo, TVs de LCD bem finas serão um grande aliado, porém não compre TVs muito grandes para não cansar os olhos dos moradores, já que em um apto pequeno elas terão que ficar muito perto da TV. Use também Notebooks e Tablet no lugar de computador, isso poupara muito espaço. Tenha a tecnologia a seu favor!

decor-iv

5 – Na hora de escolher o sofá, meça com muita atenção o espaço que você tem. Aliás, medir o espaço antes de comprar qualquer móvel é uma dica preciosa, desta forma você não corre risco de investir seu dinheiro em peças que não caberão no espaço disponível! Se você tiver espaço suficiente opte por um sofá de 3 lugares coordenado com uma poltrona ou cadeiras, já foi a época que coordenávamos sofá de 3 com de 2 lugares!

6 – Se seu apartamento tem apenas um quarto, o sofá-cama pode ser uma ótima aquisição. Ele é uma opção bacana para você receber confortavelmente alguma visita. (Lembre-se sempre da dica dos móveis multiusos!)

7 – Você é do tipo que tem muitos livros em casa? Então sabe que eles podem ocupar muito espaço em armários ou guarda-roupas. Uma opção inteligente são os nichos para livros que podem ser afixadas em paredes. Como eles ficarão sempre altos, isso economiza espaço no chão e deixa os móveis livres. Além disso, existem opções lindas e que além de funcional, contribuirão para decoração.

8 – Quem é que nunca bateu o dedinho na quina da mesa de centro? Isso só acontece quando você não tem espaço suficiente para a circulação no cômodo. O ideal é que esse espaço seja de pelo menos 60 centímetros de distância para o móvel ou superfície mais próximo. Uma dica, se você não abre mão de uma mesa de centro, é: usar banquinhos como superfície de apoio ou até mesmo um móvel desenhado sob medida onde a mesa de centro pode ficar embutida nele enquanto não há necessidade de uso.

decor-v

9 – Outra solução bacana é substituir a mesa de centro por um puff estofado para apoiar os pés. Fica super confortável e prático!

10 – A TV embutida em um painel na parede é uma dica muito útil e bastante usada. Dessa maneira, você terá mais espaço no rack ou no balcão para organizar outros eletrônicos, como DVD, video game e o aparelho da TV a cabo.

11 – Evite barreiras visuais densas ao dividir os ambientes. Em muitos apartamentos pequenos a cozinha e a sala são unidas; nesse caso ao invés de subir uma parede inteira, opte por subir apenas metade da parede, como um tipo de cozinha americana. Já entre sala e quarto uma sugestão é dividir usando vidro transparente ou painéis vazados, isso vai dar uma sensação de espaço maior tanto para cozinha quanto para a sala, e ainda assim manter a organização e a sensação de divisão.

decor-vi

decor-vii

decor-ix

E agora, pronto para dar uma nova cara ao seu apartamento?

Espero ter ajudado! 🙂 Ah, se você tiver alguma dúvida ou sugestão, fique à vontade para deixar um comentário!

E lembre-se: evite desperdício de tempo e dinheiro, contrate um arquiteto!

Até a próxima!

amanda

Amanda Abranches

Arquiteta, Designer de Interiores e Cenógrafa – Formada desde 2006, trabalhou por 6 anos na TV Globo/RJ com cenografia e há 02 anos atua no mercado capixaba já tendo participado de 3 edições da Casa Cor ES, sendo premiada em todas as edições.

 

 

 

Lud Tavares

Olá sou Ludmila Tavares, capixaba, eterna noivinha e apaixonada pelo mundo do casamento.