Bridesmaid, Maid of Honor e Demoiselle

O post de hoje é mais que especial, pois vou contar um pouquinho da tradição e história das famosas bridesmaids ou como são chamadas no Brasil, “damas de honra adultas”. Geralmente são as melhores amigas da noiva e fundamentais para o grande dia.

Origem:

De acordo com dados históricos as bridesmaids tem origem na Roma Antiga, onde os noivos seguiam rumo a cerimonia acompanhados por uma procissão de jovens vestidas iguais e com a mesma idade. Assim, imaginavam que os maus espíritos não conseguiriam diferenciar os recém-casados do resto do grupo e não poderiam prejudicá-los.

Outros afirmam que este costume está ligado a ideia de proteção das mulheres. No passado, era comum as jovens terem as chamadas damas de companhia. Assim, quanto mais bridesmaid tinha num casamento, mais rica era a família.

Tradição e Jeitinho Brasileiro

Tradição já consolidada ao costume europeu e ao norte americano, tem ganhado cada vez mais admiradoras no Brasil, com muito glamour e certas adaptações. Aqui temos a tradição dos casais de padrinhos, que não foram abandonados!!! Assim, mantem-se os casais de padrinhos e fica a cargo da noiva escolher as bridesmaids,  melhores amigas solteiras (normalmente rsrs) que entrarão no cortejo antes da noiva, geralmente após a dama e o pajem (casal mirim).

Em outros países essa tradição é mantida e as damas de honra adultas são conhecidas como: Maid of Honor (Inglaterra), Demoiselles (França) e Damigella (Itália).

Deveres da Dama de Honra:

A principal função da dama-de-honra é comparecer à cerimônia de casamento e ajudar a noiva no seu GRANDE DIA. Atualmente, os deveres tem aumentado, principalmente aqui, pois são elas que ajudarão a noiva com o planejamento do casamento. Além do que, como é do costume, espera-se que as damas-de-honra organizem o chá-de-panelas, o chá-de-lingerie, a despedida de solteira da noiva e todas as outros reuniões possíveis.

Ser convidada para ser uma bridesmaid é motivo de grande honra e de responsabilidade, pois significa não apenas que a pessoa é alguém extremamente importante e querida da noiva, como alguém em quem ela confia suficientemente para atribuir-lhe muita responsabilidade na organização do casamento. No exterior,  a bridesmaid arregaçam as mangas e de fato trabalham e auxiliam a noiva em tudo.

Minhas bridesmaids!!!

Por todos esses motivos escolhi as minhas bridesmaid, minhas damas de honra adultas, minhas melhores amigas, que fizeram parte do meu casamento, entraram em cortejo com pequenos bouquets e com vestidos graciosamente iguais (tiffany porque amo essa cor), com toda a alegria que só elas têm!!!

Fico emocionada só de lembrar!!!!

Sinto-me muito feliz e eternamente realizada em tê-las ao meu lado num dia tão especial.

Algumas fotos para inspiração!!!! Espero que gostem!!!! 

Grande beijo

Lud ♥:D

lr535

bridemaids-dourado

bridesmaids

bridemaids-azul

bridesmaids-rose

bridesmaids-azul-tons

bridesmaids-douradas-ii

gold

bridesmaids-marsala

bridemaids-blush

bridesmaids-rosa

 

Lud Tavares

Olá sou Ludmila Tavares, capixaba, eterna noivinha e apaixonada pelo mundo do casamento.