Esperança e Renovação – Cor Greenery – Verde – Pantone 2017

Junto com o ano novo também temos a divulgação da cor de 2017 pela Pantone: verde GREENERY! Um verde “vivo” que tem dividido opiniões!

pantone

Greenery é um verde amarelado que evoca os primeiros dias da primavera, quando a natureza se renova. Por isso, ele traz o simbolismo de recomeço e de otimismo.

Todos os anos desde 2000, a empresa escolheu uma cor que reflete o clima cultural atual. No ano seguinte, a cor tem influenciado historicamente tendências em todas as facetas de design-arquitetura, decoração de interiores, moda, comida, viagens, etc.

arquitetura-i

Digamos que não é assim minha cor preferida, mas a história por trás dessa escolha é bem interessante! Segundo a Pantone, o verde Greenery vem com o poder de renovação das nossas energias para encarar os desafios políticos, sociais e ambientais que estamos vivendo. A sugestão da marca é adicionar este verde à nossa vida como um todo: inserindo plantas nas nossas casas, colocando mais itens verdes e frescos na nossa alimentação, no nosso vestuário, fazendo escolhas ecológicas em nossas decisões de consumo, usando energias limpas, exigindo políticas mais sustentáveis, nos conectando com a natureza e, por fim, adicionando a própria cor aos ambientes, claro.

arquitetura-ii arquitetura-iii

É interessante pensar que uma única cor, que supostamente poderia servir apenas ao universo da moda e do design, tem um poder de sugestão tão grande que pode realmente influenciar positivamente outros aspectos da nossa vida.

No site da Pantone é possível ver algumas ideias de paletas de cores com as quais o tom do ano combina. Acho que assim eles facilitam na hora de inserirmos determinadas cores na nossa vida, uma mão na roda para quem trabalha com moda, design e decoração na hora de escolher tons de harmonizam com a cor do momento. São 10 paletas apresentadas no site (https://www.pantone.com/color-of-the-year-2017) que vão de tons terrosos aos mais vibrantes, passando também pelos calmos.

arquitetura-iv

arquitetura-v

No mundo da decoração, a expectativa era de que o tom Kale (couve) fosse eleito, mas a Pantone optou por uma nuance mais viva do verde. De acordo com o instituto, Greenery representa a busca por mais natureza dentro de casa: ao optar por essa cor nas paredes ou em objetos, traz-se o frescor do outdoor de maneira simbólica para o indoor. Como impactos psicológicos, a cor melhora a auto-estima, reduz a ansiedade e aumenta a consciência do ambiente ao redor.

arquitetura-vi arquitetura-vii

Para quem acha que inserir esse tom na décor, seja numa parede pintada ou num sofá, ainda é ousado demais, pode começar com o verde nos detalhe ou até mesmo das plantas…Chegar em casa e olhar pra varanda toda verdinha dá uma sensação muito boa ou até mesmo ter uma plantinha em qualquer canto da minha casa já muda o astral.

arquitetura-viii

E lógico que não poderíamos deixar de mostrar algumas belas inspirações para as noivinhas de plantão. O verde combinar tanto para casamento de dia quanto casamento a noite! Impossível não se apaixonar por essa cor!

Confiram agora algumas inspirações para o grande dia!

verde-viii verde-vii casamento-tropical-31248585b8f2a2b7e031 decoracao-de-casamento-tendencia-em-2017-greenery-lejour-7 decoracao-de-casamento-tendencia-em-2017-greenery-lejour-22 f9c7065e6e9db97eefe9f1d2845994e1 greenery-no-casamento-tendencia-pantone-2017-inspire-2 greenery-no-casamento-tendencia-pantone-2017-inspire-3 paleta-de-cores-tropical-color-palette-casamento-wedding-inspire-brides-2verde-v verde-iv

???????????????

decor-i

amanda

Amanda Abranches

Arquiteta, Designer de Interiores e Cenógrafa – Formada desde 2006, trabalhou por 6 anos na TV Globo/RJ com cenografia e há 02 anos atua no mercado capixaba já tendo participado de 3 edições da Casa Cor ES, sendo premiada em todas as edições.

Lud Tavares

Olá sou Ludmila Tavares, capixaba, eterna noivinha e apaixonada pelo mundo do casamento.